Começar com um plano de negócio, conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Essas são algumas das dicas da analista técnica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO), Raquel Montelo, às empresas que desejam manter-se firmes no mercado.

Para ela, a palavra planejamento é essencial e não deve sair do vocabulário do empreendedor. “A falta de capital de giro faz com que inúmeros empresários fechem seu negócio. O ideal é ter tudo planejado”, recomenda.

Raquel também explica que os fatores que levam uma empresa a fechar também estão ligados à falta de mão de obra qualificada. “Os empresários não investem em seu colaborador e abrem sem saber se o mercado tem essa mão de obra”, diz. Por essa razão, é importante pontuar todas as ideias em um papel e buscar consultoria também.

A inovação também foi apontada por Raquel como muito importante para qualquer tipo de negócio. “Não é preciso criar algo que muda o mundo. Mas inovar no atendimento, nos processos ou mesmo no produto garante o sucesso do empreendimento”, conclui.