A perspectiva de consumo do palmense sofreu uma queda de -4% em janeiro. É o que aponta a pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio do Tocantins (Fecomércio). Segundo os dados, 49% dos entrevistados disseram estar comprando menos neste mês de janeiro numa comparação a janeiro de 2019. Em dezembro eram 46,1%.A pesquisa mostra ainda que 74,3% dos entrevistados acham que o acesso ao crédito está mais difícil e 46% acreditam que é um mau momento para aquisição de bens duráveis.No geral, a intenção de consumo das famílias palmenses para este mês é de 100,6 pontos, variação positiva de 0,3%. O crescimento é considerado tímido, mas continua satisfatório, ou seja, acima dos 100 pontos desde dezembro de 2019.Ao avaliar a renda atual, cerca de 53% dos entrevistados acreditam que sua renda está melhor se comparado a janeiro de 2019; o percentual subiu de 145,7 para 147,2 pontos.Mas quando o assunto é empregabilidade, o índice mostra queda de 165,9 para 163,9 pontos, entre dezembro e janeiro, contrapondo no entanto, a perspectiva profissional para os próximos meses, que subiu de 92,1 para 93,6 pontos.“Enquanto uns itens caem, outros sobem e isso permite que o índice geral se mantenha, como foi no caso de dezembro e janeiro, que registraram um crescimento de menos de um ponto. Mas ainda sim estamos na média de 100 pontos”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni.Dados NacionaisJá o Índice de Consumo das Famílias em nível nacional chegou a 97,1 pontos em janeiro de 2020. O melhor resultado para janeiro desde 2015. Em relação ao mesmo período de 2019, houve crescimento de 1,2%. Já na comparação mensal, a pesquisa apresentou uma retração de 0,3%. Porém, a queda foi menos intensa do que a registrada em dezembro de 2019 (-0,8%).