Nesta semana, a Operação “De olho no prazo de validade” apreendeu mais de 2,8 mil produtos vencidos e impróprios para consumo em Araguatins e Augustinópolis.  A ação realizada pelo Procon Tocantins  ainda aplicou 15 autos de infração pela prática. A fiscalização ocorreu entre a segunda-feira, 21, e esta sexta-feira, 25. 

Conforme o Procon Tocantins, entre os 2.811 produtos retirados de comercialização estão: linguiça, desengordurante, sabão em pó, fralda descartável, desinfetante, temperos, café, queijo parmesão, entre outros. Foram 2.097 itens retirados de supermercados de Araguatins e 714 nos estabelecimentos de Augustinópolis.

“Não estamos apenas retirando esses produtos das prateleiras. Em ações como essa, não está em jogo apenas a relação de consumo, mas também a própria saúde do consumidor, uma vez que um produto impróprio pode causar diversos problemas de saúde”, afirmou o  superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana. 

Ainda segundo o Procon Tocantins, a operação teve como objetivo assegurar que os produtos comercializados atendam às exigências sanitárias impostas pelos órgãos competentes, para garantir os direitos e a saúde dos consumidores.O Procon ainda atua a partir de denúncias e reclamações em uma fiscalização contínua por meio do Disque 151 e do Whats Denúncia 99216-6840.