A Operação “CDC na prática” apreendeu mais de 2,1 mil produtos com prazo de validade vencido durante fiscalizações em 102 supermercados. A ação do Procon Tocantins ocorre em alusão aos 30 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e durou dez dias, encerrando nesta quinta-feira, 10. 

Conforme o Procon, as fiscalizações aconteceram em estabelecimentos de Palmas, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Colinas do Tocantins e Tocantinópolis. 

Os fiscais apreenderam 2.128 produtos com prazo de validade vencido como alimentos, bebidas, cosméticos e produtos de limpeza. Desse total, 1.119 apreensões ocorreram em Palmas, 531 em Paraíso do Tocantins, 75 em Gurupi, 83 em Araguaína, 150 em Dianópolis e 170 em Tocantinópolis.

A Operação lavrou 24 autos de infração pelos produtos vencidos, além de notificações em dez estabelecimentos por ausência de preço nas mercadorias. Essas empresas têm 10 dias para apresentar defesa.

Denúncias

O Procon Tocantins lembra que o consumidor que deparar com produtos com embalagens comprometidas, em situações precárias de armazenamento e ou validade vencida durante suas comprar devem denunciar. As denúncias podem ser realizadas pelo Disque Procon 151, Whats Denúncia (63) 99216-6840.