Tradução do prazer de dirigir e expressão de liberdade, o Ford Mustang continua a cativar entusiastas de carros em todo o mundo. E a cada versão, a paixão aumenta por esta verdadeira lenda do setor automotivo, que completa 60 anos. É o cupê esportivo mais vendido do mundo há oito anos consecutivos.O Sobre Rodas testou o novo Ford Mustang GT Performance 2024 em rodovias de São Paulo e no Autódromo Velocitta. Experiência que pode ser resumida neste veredito: potência, torque, tecnologia e conectividade como você nunca viu. Além de ter um belo design.Por R$ 529.000, você pode levar para sua garagem o cupê esportivo topo de linha mais potente de todos os tempos. O valor é quase R$ 50 mil mais barato que a versão especial Mach 1, até então vendida por R$ 576 mil.MotorO prazer de dirigir o novo Mustang GT Performance é uma experiência incomparável. Há uma interação perfeita que combina tecnologias avançadas de motor, transmissão, suspensão, direção e freios.Produzido na fábrica de Flat Rock, em Detroit (EUA), o novo Mustang mantém o conhecido motor Coyote, um V8 5.0 aspirado de quarta geração, mas agora com 488 cv de potência a 7.250 rpm e 58 kgfm de torque a 5.000 rpm - 5 cv e 2 kgfm a mais que o antecessor. Com tração traseira e transmissão automática de dez marchas, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, conforme a Ford. Mas em trechos maiores, como de 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível.Entre outros avanços, ele utiliza caixas de ar duplas que alimentam dois corpos de borboleta eletrônicos, fornecendo mais ar para o coletor de admissão, e sistema duplo de injeção. A transmissão automática de 10 velocidades também traz uma nova calibração. Ele incita a acelerar, como se pedisse.Modos de conduçãoNa direção, tudo foi inspirado para que o condutor se sentisse dentro de um cockpit de um jato de caça. Também tem a possibilidade de acelerar o motor à distância, pela chave, para impressionar os amigos. O motorista pode configurar os parâmetros do Ford Mustang GT Performance para diferentes situações.Os ajustes incluem assistência da direção elétrica, ronco do escapamento, rigidez da suspensão, sensibilidade do acelerador, rotação e velocidade das trocas de marcha, controle de estabilidade e tração, som do motor no interior da cabine e aparência do painel de instrumentos.Para isso, basta selecionar um dos cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Também é possível configurar até seis modos de condução personalizados, usando os três modos de direção elétrica, os quatro modos de escapamento e os quatro modos de suspensão – disponíveis pela primeira vez na linha –, que prevalecem sobre a seleção automática.O muscle car tem uma distribuição de peso equilibrada (55% na dianteira e 45% na traseira) e direção mais rápida, precisa e comunicativa. Suas barras estabilizadoras, herdadas do Mach 1, contribuem para uma rigidez torsional 30% maior, que aprimora a dirigibilidade”, frisa a montadora.Suspensão e freiosA suspensão adaptativa Magneride tem uma calibração nova. Ela utiliza fluido magnético viscoso e sensores que fazem 1.000 leituras por segundo para otimizar a aderência nas acelerações e frenagens e reduzir a rolagem nas curvas, de modo independente das quatro rodas. Toda essa tecnologia traz mais conforto e segurança no comando do volante.Outra novidade é o seu sistema de detecção automática de buracos na pista, que identifica desníveis e enrijece o amortecedor para evitar danos aos pneus e às rodas.Os freios são Brembo de alta performance, tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. As rodas exclusivas de 19”, com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira, garantem total aderência.O freio de estacionamento eletrônico Drift Break, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras, é outro recurso novo que amplia o leque de técnicas de pilotagem. Os recursos para pista incluem também o Line Lock para manobras de “burn out”, cronômetros e medidores auxiliares no Track Apps. aparência do painel de instrumentos para diferentes situações de rodagem.DesignVisualmente, o Mustang traz basicamente as mesmas proporções do antecessor. A silhueta mantém as proporções clássicas de capô longo, traseira curta e teto baixo, com uma nova leitura de design. A linha do teto facilita a entrada e saída do motorista sem precisar remover o capacete nas pistas. Está mais bonito.O muscle car tem agora nova grade na frente, linhas afiadas, faróis de LED mais finos, tomada de ar no capô, dupla saída de ar na grade dianteira e rodas de liga leve de 19 polegadas. As lanternas estão mais estreitas, porém mantêm a assinatura iluminada de três barras tradicionais do modelo. As setas têm iluminação sequencial. Completam o visual a dupla saída de escapamento e o tradicional aerofólio.A traseira, em formato de cunha, é nova. Traz novas lanternas de três barras, com seta sequencial, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas de escapamento cromadas. A linha de cintura mais baixa e os ombros pronunciados contribuem para dar um visual mais encorpado e musculoso ao novo Mustang.Com 4.811 mm de comprimento, 2.080 mm de largura com os retrovisores e 1.398 mm de altura, ele é ligeiramente mais comprido (22 mm) e mais baixo (5 mm) que o Mustang Mach 1. A frente com grade maior e novas aberturas de ventilação no capô refletem o aumento de potência e desempenho, junto com o divisor dianteiro redesenhado.O esportivo está disponível em oito cores: Vermelho Zadar, Vermelho Arizona, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Ártico, Cinza Torres, Cinza Catalunha e Preto Astúrias.InteriorO cockpit do novo Mustang é o mais tecnológico, conectado e centrado no motorista de todos os tempos, com tela integrando o painel de instrumentos e o multimídia, totalmente personalizáveis. O acabamento é esportivo e requintado, com materiais premium.O painel de instrumentos de 12,4 polegadas permite selecionar cores e gráficos personalizados, com animações de alta definição inspirados em games, incluindo medidores clássicos do Mustang. Ele pode ser configurado também para operar junto com a tela sensível ao toque de 13,2” do multimídia SYNC 4, formando uma peça única.Além de comandos de voz, o SYNC 4 tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, GPS embarcado e comandos do ar-condicionado na tela. O sistema de som B&O, de 900 W, vem com 12 alto-falantes, incluindo subwoofer no porta-malas (que continua com 382 litros).Há também carregador por indução no console e entradas USB tipo A e C, uma delas instalada próximo ao retrovisor para câmeras e outros dispositivos, evitando fios pendurados na cabine. Outro recurso novo e divertido - desenvolvido pela engenharia brasileira - é o Remote Rev, que permite ligar e acelerar o motor remotamente pela chave.RefinamentoO volante esportivo de base reta, inspirado nos modelos de competição, oferece mais espaço para sentar e dirigir. Tem excelente empunhadura. Ele é revestido em couro, aquecido e entre outros comandos incorpora as teclas para troca de marchas “paddle shift”.Os bancos, parcialmente em couro, são ventilados e aquecidos, com ajuste elétrico em seis posições para o motorista e quatro posições para o passageiro. O freio de mão também tem acabamento em couro. Os retrovisores contam com rebatimento elétrico e as soleiras são personalizadas com o logotipo e o nome Mustang.Os ítens de segurança incluem monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros. O esportivo conta ainda com atualizações “over the air” para melhorar a sua segurança e performance ao longo do tempo. -Imagem (1.2791406)-Imagem (1.2791409)-Imagem (1.2791411)-Imagem (1.2791413)-Imagem (1.2791415)-Imagem (1.2791418)-Imagem (1.2791424)-Imagem (1.2791427)-Imagem (1.2791421)-Imagem (1.2791431)-Imagem (1.2791435)-Imagem (1.2791437)