Em 267 visitas técnicas realizadas em todo o Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) identificou 17 focos de raiva em herbívoros, como bovinos, equídeos, ovinos e caprinos. O número de ações realizadas no primeiro semestre deste ano. 

Conforme a Adapec, as equipes atendem demandas dos produtores rurais, prestando orientações, monitorando e cadastrando abrigos de morcegos hematófagos da espécie Desmodus Rotundus, principal transmissor da doença na zona rural, bem como capturando a espécie para controle populacional.

Em Natividade, uma das cidades que é alvo de ações desde a semana passada, dois focos de raiva bovina foram identificados. “Depois do controle estratégico dos morcegos hematófagos onde foram capturados 130 e tratados com a pasta vampiricida, destes, quatro serão enviados ao laboratório para averiguar se há presença do vírus da raiva”, explicou o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, João Amorim Neto.

Durante as ações realizadas no Estado, os técnicos da Adapec reforçaram a importância da vacinação antirrábica dos herbívoros para prevenção da enfermidade, que pode ser transmitida ao homem. Também sobre a necessidade da notificação do produtor rural à Agência em casos de suspeita. 

Também são visitados os municípios de Porto Nacional, Monte do Carmo e Silvanópolis até esta quarta-feira, 13.