Após dois aumentos consecutivos, o número de endividados caiu em 2,7% em comparação com o mês passado. Já na comparação anual, a queda chega a 4,4%. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), janeiro registrou 67,4% de palmenses com dívidas. O resultado é o menor resultado desde julho de 2017.

Conforme a pesquisa, entre os endividados, 11,3% possuem contas em atraso, sendo que, destes, 71,6% apontam o cartão de crédito como o principal comprometimento. O segundo maior vilão do endividamento é o financiamento de veículos, com 24,3%, seguido dos carnês com 23,8%. 

Os dados mostraram também que apesar 0,1% dos entrevistados afirmaram que não conseguirão quitar as dívidas no próximo mês. A média de dias comprometidos com as dívidas é de oito meses, e o período de atraso dos débitos pode chegar até 50 dias. 

A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. As informações foram coletadas nas últimas semanas de dezembro. Acesse a pesquisa completa aqui