As pessoas que pagaram imposto de renda a mais durante o exercício anterior são as que têm direito a restituição, que já é calculada automaticamente pelo programa da Receita Federal. O dispositivo identifica os valores descontados a mais do contribuinte e os ajusta no pagamento dos lotes de restituição.

E é essa restituição que a maior parte dos contribuintes espera receber, após apresentar a declaração do imposto de renda à Receita Federal.

Para garantir a restituição e conseguir recuperar os descontos retidos na fonte, é importante informar corretamente as despesas passíveis de deduções, a exemplo dos gastos com saúde e educação, se tem dependentes, e demais despesas que são dedutíveis, uma vez que elas geram descontos na base de cálculo do imposto.

Pensando em restituir mais cedo e para evitar problemas de última hora, a bancária Gleide Modesto diz que este ano resolveu antecipar sua declaração. “Sempre declaro no final do prazo mas este ano quis antecipar para tentar receber antes e também para não ficar enrolada com as correrias de última hora e ter algum problema no envio”, explicou a bancária.

Ela disse que em outros anos já passou problemas e por isto atualmente evita fazer a declaração sozinha, optando contratar os serviços de um especialista. “Hoje prefiro contratar o serviço de um contador. Acho mais seguro, porque tem alguns itens que tenho dúvidas e também já tive problemas com declarações anteriores e precisei que retificar”, disse ela.

Gleide disse ainda que há cerca de três anos tem conseguido restituir, mas que em outras ocasiões já precisou pagar imposto. Sobre como se organiza para a declaração, ela diz que não costuma se antecipar e deixa para juntar os documentos necessários quando abre o prazo.