O procurador da República em Gurupi Bruno Silva Domingos acatou a representação assinada por Célio Henrique Magalhães Rocha, Edy Cesár dos Passos Júnior, Jander Araújo Rodrigues e Jorgam de Oliveira Soares e abriu um procedimento para fiscalizar a atuação da concessionária Ecovias do Araguaia na recuperação, manutenção e conservação do trecho tocantinense da BR-153.
 
Instaurado na quarta-feira, 23, o procedimento vai apurar se há cumprimento das cláusulas contratuais da concessão e eventual omissão da ANTT ((Agência Nacional de Transportes Terrestres) em exercer seu papel fiscalizador enquanto autarquia especial. O procurador requisitou no mesmo dia informações à agência fiscalizadora e à concessionária. 
 
Há relatos na imprensa de obras de reparos emergenciais no trecho, com melhora na rodovia, mas ainda há buracos que comprometem a segurança.
 
De acordo com o procurador, há obras de recuperação da rodovia neste ano de caráter público e notório, mas o trecho compreendido entre Talismã e Aliança “está em mau estado de conservação, com inúmeros buracos, irregularidades no piso, ausência de sinalização adequada, ausência de conservação dos acostamentos e roçagem do mato nas margens, particularidades que expõem os usuários a graves riscos de acidentes, com perdas de vidas humanas e danos materiais”. 
 
O procurador fixou o prazo de um ano para concluir o procedimento, mas poderá prorrogar se necessário.