A partir de março deste ano, a contribuição da coleta de lixo em Araguaína poderá ser dividida em até 10 vezes sem juros com as parcelas já inclusas na conta de água e esgoto. A medida municipal instituída por meio de uma parceria da Secretaria Municipal da Fazenda com a concessionária BRK Ambiental ainda prevê que não é preciso boleto e a divisão do tributo referente ao consumo de 2020 pode ser inclusa na fatura. 

Conforme a gestão municipal, quem preferir pagar à vista até o dia 31 de março obterá desconto de 10%, como prevê o Calendário Fiscal de Araguaína. Para  esse modelo de pagamento, o morador deve comparecer ao atendimento da Sefaz, no centro da cidade, ou emitir o boleto pelo site da Prefeitura Municipal (http://araguaina.to.gov.br/). 

Para quem tiver dúvidas, a gestão disponibilizará um assessor técnico para esclarecimentos no É Pra Já de Araguaína, onde a concessionária realiza o atendimento ao público. O contribuinte poderá pedir exclusão do valor da conta de água e voltar a usar o sistema tradicional de pagamento por boleto, em atendimento na Sefaz.  

Destinação 

Segundo a Sefaz, os recursos da contribuição possibilitam a ampliação dos serviços de saúde, coleta de lixo, educação, moradia, trabalho, proteção à infância, segurança, lazer e outros. São 64 mil lançamentos em 2020 e o cálculo do valor varia de acordo com a área do imóvel ou terreno e também da quantidade de vezes que a coleta é realizada por semana.

Quase 19 mil moradores compõem uma maioria que pagará o valor mínimo de R$ 5,80 por mês e  o valor máximo estabelecido é R$ 21,10 por mês para aproximadamente oito mil contribuintes. Apresentando uma média de 139 toneladas de lixo produzidos por dia, todo resíduo coletado no município é destinado ao aterro sanitário municipal,  às margens da BR-153.