O sinal analógico de transmissão de TV está caminhando para ser completamente substituído pelo digital até 31 de dezembro de 2023 em todo o Brasil. No Tocantins, os municípios de Palmas, Porto Nacional e Barrolândia já possuem está tecnologia e a partir de 14 de agosto, a transmissão será migrada para o sinal digital definitivamente.

Na mesma data, as capitais Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) também devem passar a ter transmissão unicamente digital na TV aberta.

O diretor de Projetos Especiais da Rede Globo, André Dias, destaca que a migração significa um ganho expressivo de qualidade de som e imagem na transmissão da TV aberta. “Eu arrisco inclusive a dizer que a TV Digital aberta é pelo menos seis vezes melhor que a TV paga”, avalia Dias.

O diretor explica que a migração do sinal analógico para o digital faz parte de uma convenção internacional que estabeleceu que fosse disponibilizada uma faixa VHF, por meio de leilão, em todos os países signatários, para que o espectro do canal 53 ao 69 fosse esvaziado e adquirido por operadoras de telefonia móvel, para que estas tivessem condições de implantar a banda 4G de 700 Hertz.

A convenção incluiu países das três Américas: Sul, Centro e Norte; além de Europa e Ásia. “Aqui no Brasil foi implantada uma legislação diferenciada, com a participação da radiodifusão e entrega de kits gratuitos para a população de menor poder aquisitivo. Estas características tornaram nosso processo um dos melhores realizados no mundo até agora”, assegura André Dias. Ele enumera ainda como bônus, o fato de toda a qualidade disponível ser gratuita para a população, bastando ter uma televisão digital, ou adaptada com o kit conversor.

O diretor de engenharia Técnica da TV Anhanguera/Rede Globo de Goiânia, engenheiro Carlos Cauvilla, diz que os investimentos na filial do Tocantins para migrar o sinal é da ordem de R$ 5 milhões. “Também investimos em infraestrutura, digitalização de equipamentos, dentre outros”, explicou, Cauvilla, acrescentando que o resultado do investimento já pode ser sentido pela população. “Desde 2010 em Palmas o sinal já é digital. Em Gurupi e Araguaína o sinal digital também já está disponível para as pessoas que possuem aparelhos de televisão com a tecnologia, ou que tenham instalado o kit conversor”, informa.

Além da qualidade do sinal, os dois profissionais ainda destacam que a tecnologia é facilita a portabilidade e mobilidade da TV aberta. “Quem desejar ver televisão em seu aparelho celular sem utilizar aplicativo, não gastará nem o pacote de dados, só a bateria do celular”, destaca.