A Microsoft apresentou nesta terça-feira (6) dois novos celulares de topo de linha, o Lumia 950 e o Lumia 950 XL. Esses são os primeiros aparelhos vindos com o Windows 10 de fábrica.

O Lumia 950 tem tela de 5,2 polegadas, processador Snapdragon 808 e memória de 3 Gbytes. A câmera traseira é de 20 Mpixels, uma das maiores disponíveis atualmente, com estabilizador óptico de imagem, enquanto a frontal é de 5 Mpixels, com lente grande angular, para caber mais gente nas selfies.

O espaço interno é de 32 Gbytes, e há a possibilidade de expandi-la com cartão MicroSD.

O modelo 950 XL tem especificações parecidas. No entanto, a tela é maior, de 5,7 polegadas, e o processador é o Snapdragon 810, o mais novo fabricado pela Qualcomm.

No restante, ele conta com os mesmos 3 Gbytes de memória, câmera traseira de 20 Mpixels -podendo gravar vídeos em qualidade 4K (Ultra HD)- e frontal de 5 Mpixels, com lente angular, e espaço interno de 32 Gbytes, fora o cartão MicroSD.

Para melhorar os atrativos para os amantes da fotografia, há um botão dedicado apenas a tirar fotos. Há ainda a opção de infravermelho para permitir o desbloqueio do celular por scanner ocular, aumentando a a segurança para os donos do aparelho.

Eles também vêm com a função Continuum, que permite transformar o celular em um computador ao conectar mouse e teclado a ele, além de transmitir para um monitor.

Os dois celulares devem chegar ao mercado em novembro. O Lumia 950 tem preço sugerido de US$ 549, enquanto o 950 XL deve custar US$ 649.

O lançamento também mostra que a Microsoft, apesar de ter registrado prejuízos com sua divisão de celulares, continua investindo na divisão de telefonia móvel.

A empresa também tem lançado apps de seus serviços para concorrentes, como a nova versão do Office, seu software de produtividade, para quem tem iPhone e iPad.