Datas marcadas pelo aumento nas vendas como a Black Friday e até mesmo o Natal não foram suficientes para aquecer as vendas em novembro, e uma pesquisa que mede a intenção de consumo das famílias de Palmas registrou uma leve queda, obtendo uma variação negativa de 1,3%.A pesquisa da Fecomércio Tocantins aponta ainda que os motivos para essa leve queda são a renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual e mau momento para aquisição de bens duráveis. Em comparação com novembro de 2018, entretanto, houve um crescimento de 7,1 pontos.Cerca de 73% dos consumidores entrevistados destacaram na pesquisa que o acesso ao crédito está mais difícil e 46,6% estão comprando menos do que no mesmo período do ano passado. Além disso, mais a metade, 50,2%, acreditam que este é um mau momento para aquisição de bens duráveis.Apesar da queda no percentual da intenção de consumo, 73,9% dos entrevistados disseram estar mais seguros em seus empregos e 43,5% acreditam que terão melhoria profissional nos próximos meses. Quando a esses dados, o presidente do Sistema Fecomércio, Itelvino Pisoni, comenta: “Neste período do ano temos a contratação de muitos temporários, o que pode impactar a visão dos entrevistados positivamente sobre o perfil profissional”.NacionalA pesquisa de intenção de consumo das famílias nacional apresentou em novembro a quarta alta seguida, com aumento de 1,3% em relação a outubro, chegando a 95,2 pontos. Na comparação com novembro de 2018, a evolução chegou a 8,7%. Entre os fatores para os dados estão a como inflação descendente, o acréscimo de renda com os saques do FGTS e do PIS/Pasep, a relativa segurança no emprego, os juros primários tendentes para baixo, além do recebimento do 13º salário, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).