Após a redução da vazão dos rios da região da Lagoa da Confusão, um acordo entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e representantes do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e da Associação dos Produtores do Vale do Rio Urubu (Avau) foi firmado. Como medida emergencial, desde ontem, as bombas de irrigação das lavouras só devem ser ligadas, quando necessários, no período de 21 horas até 9 horas do dia seguinte. A medida vale até o final desta safra. 

O objetivo é a recuperação do nível de vazão normal dos rios da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e do Rio Urubu. Conforme o Naturatins, caso a captação da água continuasse constante existiria a possibilidade de perdas em toda extensão agrícola da região da Bacia, já que o quantitativo de água não suportaria a demanda da safra até o fim.  

Segundo o Naturatins, a escolha do horário noturno para ligar as bombas para a irrigação, tem como base estudos que apontam que nesse período o índice de evapotranspiração é menor nos projetos de irrigação da região, além de um maior índice de absorção da água pelo cultivo.