No Brasil de 14 milhões de pessoas estão desempregadas, de acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda segundo a entidade, essa é a maior taxa de desocupação desde o início da série histórica, iniciada 2012. No Tocantins, são 92 mil pessoas desempregadas.

Apesar desse cenário, o Tocantins ficou em 5º lugar entre os estados com saldo positivo de emprego, no mês de março, de acordo com a Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Na avaliação do empresário e presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet), Fabiano do Vale, as empresas enxugaram os quadros de trabalho em razão da crise dos últimos dois anos. “Uma crise de falta de confiança maior do que falta de dinheiro, todo mundo retraiu para aguardar esse momento passar”, disse do Vale. Contudo, o empresário aponta que existem vagas em aberto, mas requerem mais qualificação dos candidatos.

É o que também relata a diretora interina do trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Tocantins, Gláucia Branchina. Até este mês de abril, das 2.792 vagas que foram ofertadas 77% foram preenchidas, segundo informou a Setas.

Para a diretora do Sine, a maioria das vagas não preenchidas é por falta de capacitação profissional. “Às vezes existe o candidato, mas que não possui habilidade suficiente. Tem vagas que são colocadas e recolocadas”, disse a gerente.

A preocupação em ocupar um posto de trabalho aliada às exigências do mercado motivaram Leandro Sousa Lopes, 21 anos, a ingressar em seis capacitações. “Queria fazer sociologia, mas ainda não tenho como pagar. Estou à procura de emprego há sete meses”, relatou.

Apesar dos dados do desemprego, o presidente da Faciet é otimista. “Acreditamos que 2017 possa começar a melhorar. Só de baixar os juros, a taxa Selic e a inflação estar estável, faz com que os investidores confiem mais e possam começar a investir novamente para que o crescimento do País seja retomado”, vislumbra do Vale.