Má notícia para os usuários de iPhone 5 e iPhone 5C: a Apple divulgou na terça-feira, 6, que o iOS 11, seu novo sistema operacional para dispositivos móveis, não será compatível com os dois modelos de smartphone.

Isso porque o iOS 11 só vai funcionar em dispositivos baseados em 64 bits, o que não é o caso dessas duas versões de celular. Além deles, o tablet iPad 4 também não terá a atualização para o novo sistema, que traz novidades no Apple Pay e na App Store, além de uma ênfase em realidade aumentada.

A mudança na AppStore, a loja de aplicativos oficial da Apple, também deve fazer com que alguns aplicativos e jogos antigos se tornem incompatíveis com os modelos atuais. Isso porque a partir da atualização, prevista para o final do ano, a App Store só vai aceitar aplicativos que rodem em 64 bits.

Para saber se seu aplicativo favorito será afetado, você precisa acessar o app de Configurações, e seguir o caminho "Geral" -> "Sobre" -> "Aplicativos" -> "Compatibilidade de Aplicativos". Nessa área, você terá uma lista de aplicativos que estão rodando em 32 bits ou em 64 bits.

O iOS 11 beta, compilação 15A5278f já está disponível para download pelos desenvolvedores através do portal Apple Developer. Lembre-se que esta é uma versão de testes e não recomendada aos usuários comuns. 

Se desejar testar o iOS 11, é melhor esperar um pouco mais, pois em breve a Apple liberará o sistema no Apple Beta Software Program. Isto deve acontecer até fim do mês, segundo a afirmação da própria Apple.

A Apple informa também que o iOS 11 estará disponível no terceiro trimestre de 2017. A nova versão do sistema mobile será compatível com os seguintes dispositivos: iPhone 5s ou versões superiores, todos os modelos do iPad Air e iPad Pro, iPad de 5ª geração, iPad mini 2 ou versões superiores e iPod touch de 6ª geração.