Após três aumentos mensais consecutivos, o índice da Intenção de Consumo das Famílias de Palmas sofreu um recuo de -0,3%. A pontuação em março é foi de 100,6, que comparada com o mesmo período do ano passado apresenta crescimento de 6,34%, já que o indicador marcava 94,6 pontos. 

Os números são da pesquisa realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins. O índice atua como uma ferramenta para a política econômica, as atividades produtivas, consultorias e instituições financeiras da região.

Conforme a Fecomércio, a pesar da queda o indicador continua na zona de satisfação, por ser acima de 100 pontos, e revela a sensação de otimismo. “Muitos fatores influenciam no aumento ou queda da intenção de consumo, já que trata de uma informação anterior ao consumo, ou seja, o sentimento do consumidor antes de efetuar as compras. Por isso, entendemos esse resultado de março como uma possível estabilidade do indicador, já que o recuo não foi substancial”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.