A escolha dos ovos de chocolates para crianças deve considerar não apenas os seus personagens infantis preferidos, conforme orientação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Segundo o órgão, os brinquedos oferecidos no comércio como brindes nos ovos de chocolate, por exemplo, devem obrigatoriamente trazer o selo de identificação da conformidade. A orientação é que o consumidor verifique se na embalagem do produto que contém o brinquedo ofertado como brinde está descrito: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

 

Além disso, a embalagem precisa conter a restrição de faixa etária do brinquedo. Conforme o Inmetro, a atenção deve ser redobrada na hora de escolher brinquedos para menores de três anos, evitando dar objetos com restrição de faixa etária a uma criança até essa idade. Além disso, antes de oferecer o brinquedo, verifique suas condições, e, em caso de dúvida, não permita que a criança utilize o produto.  Na faixa até três anos, é preciso ter cuidado também com as embalagens, que podem ser tão perigosas quanto um produto inadequado. 

 

O órgão orienta ainda que, o consumidor não compre artigos infantis em comércio informal, pois não há garantia de procedência. Produtos falsificados ou fabricados em indústrias clandestinas podem não atender às condições mínimas de segurança, especialmente em relação à toxicidade do material usado na fabricação. Além disso, a nota fiscal é a melhor ferramenta para o ressarcimento no caso de um produto com defeito.