A Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto) entrega hoje, às 19h30, no Tuagê Eventos, um estudo sobre Potencialidades das Cadeias Produtivas do Tocantins, que mapeou cinco setores considerados como vocação natural de produção e de desenvolvimento econômico do Estado. O estudo, definido como plano estratégico para as cadeias produtivas do agronegócio no Estado do Tocantins, inclui a produção de arroz, soja e milho, silvicultura, piscicultura e carne bovina.

Além destes cinco volumes que já estão disponíveis a partir de hoje, outros dois setores foram pesquisados: lácteos, suinocultura e avicultura. A expectativa, segundo o presidente da Fieto, Roberto Pires, é que estes novos estudos estejam prontos para serem entregues até novembro próximo. Ontem, um grupo de técnicos da Fieto participou de uma reunião com os consultores da empresa responsável pelos estudos para apresentarem contribuições ao trabalho.

Pires explica que o trabalho foi realizado de forma a subsidiar a administração pública, independente de bandeiras políticas, no desenvolvimento e consolidação econômica do Estado, com foco no agronegócio. “A gente torce muito para que os atores que serão responsáveis por dar desdobramento ao estudo levem isso com muita seriedade. A gente tem certeza que para a economia do Estado progredir ela tem que passar pela indústria da transformação e estes documentos vão mostrar estes caminhos”, define Pires.

O presidente disse ainda que com a conclusão do trabalho, a Fieto cumpre seu papel. “Precisamos da decisão do poder público, porque este trabalho aponta os caminhos, mas ficamos reféns da vontade política. É é importante que eles se aprofundem neste estudos, que têm potencial inclusive para nortear as política públicas”, diz.