Os estados que integram o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, tiveram grande ocorrência de chuvas nas primeiras semanas de novembro. O volume foi definido pela formação e atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que contribuiu para a elevação da umidade no solo, favorecendo a implantação e o desenvolvimento dos cultivos de verão. A análise corresponde ao último Boletim de Monitoramento Agrícola Cultivos de Inverno (Safra 2020/2021) e Verão (Safra 2021/2022), publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em relação à safra 2021/22 da soja, o boletim da Conab aponta que em razão do excesso de chuvas recentes, houve redução no ritmo de semeadura em algumas localidades produtoras no Tocantins. 

O boletim também traz como destaque o milho primeira safra 2021/202, referente a região do Matopiba. No Tocantins e Piauí, não houve registro de plantio nas primeiras semanas de novembro.

Destaca-se ainda, o arroz tocantinense, cuja semeadura continua avançando nas áreas de várzeas, beneficiada pelo bom volume de chuvas que vêm recompondo os reservatórios e aumentando a vazão dos rios que alimentam as regiões produtoras. É aguardada uma retração da área semeada, motivada principalmente pela falta de insumos no mercado, como fertilizantes e defensivos. Estima-se cerca de 40% da área prevista já cultivada.