Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising, de janeiro a março de 2021, as franquias no Tocantins ultrapassaram a marca de R$ 260 milhões em faturamento. Estes números representam uma variação de 21,4%, se comparado com o mesmo período do ano passado, cujo valor chegou a quase R$ 215 milhões. 

O aumento no faturamento se deve a setores como de comércio e distribuição de alimentação, que teve uma variação de 159,5%. Outros ramos que tiveram aumentos considerados foram os de serviços e outros negócios (123,9%), saúde, beleza e bem-estar (35,7%) e moda (17,7 %). Esses tipos de negócios compensaram setores que registraram queda como de serviços educacionais (-9,4%), comunicação, informática e eletrônicos (-32,1 %), hotelaria e turismo (-31,3 %) ou limpeza e conservação ( -28,3%).   

Por outro lado, o volume de empregos diretos gerados pelas franquias aqui no Tocantins, que no primeiro trimestre de 2020 chegou a 7.415, em 2021 foi de apenas 7.053, o que representa uma variação de – 4,9 %. Já em relação ao número de empresas franqueadas atuando no Tocantins, de janeiro a março do ano passado, era 924, enquanto que em 2021 é de 915, o que resulta em uma variação de -1 %. 

Apesar desses números, o diretor regional da Associação Brasileira de Franchising, Cândido Espinheira, relata que o balanço no Tocantins é positivo. “No primeiro trimestre deste ano, as restrições por conta da pandemia estavam mais severas. Alguns setores sofreram mais e outros menos. Alguns até tiveram desempenho positivo. O cenário hoje está bem melhor, não só no Tocantins, como em todos os estados do Brasil”.

Para o analista do Sebrae Tocantins, Rogério Maracaípe, durante a abertura desse tipo de negócio, deve-se considerar o perfil de quem deseja investir, pois geralmente a franquia não dá uma flexibilidade nas alterações e mudanças. “A rede de franquias traz um adendo positivo, porque impõe uma maior segurança, em começar algo que já está estabelecido, mas, a pessoa deve entender que já existem regras, projetos e cobranças em curso. Dessa forma, é preciso contatar um especialista para analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) antes de assinar qualquer contrato”, explicou.