Enquanto a maior parte dos empresários opta por montar suas vitrines de forma intuitiva, levando em consideração conhecimento do setor e a própria intuição, as franquias costumam definir um padrão para apresentarem seus produtos, de forma que o cliente pode senti identidade em qualquer lugar que encontre uma loja da rede.

É o caso de uma loja de sapatos de Palmas, em que as vitrines são alteradas conforme a estação. “A cada seis meses passamos por atualização. Acredito que a vitrine converta 90% das pessoas que entram por curiosidade em compradores”, disse Johnny Moreira, consultor de vendas da loja.

Já em outra loja de calçados e acessórios da Capital, a gerente Mayara Cruz explicou que a marca define como o produto deve ser apresentado e que a intenção é fidelizar as clientes.

“Tentamos fazer que a loja seja um tipo de extensão da vitrine, que as clientes tenham uma visão ampla”, explicou Mayara, que acrescentou que as clientes costumam criar uma fidelidade consumindo sempre a mesma marca.