O Paint, software de edição básica de imagens que acompanha o Windows desde sua primeira versão, vai "morrer" em breve. A Microsoft anunciou nesta segunda-feira, uma lista de programas que serão descontinuados quando novas atualizações do Windows forem liberadas nos próximos meses e o editor de imagens está entre eles.

O Paint foi lançado junto com o Windows 1.0, em 1985, e foi o primeiro editor de imagens usado pela maioria das pessoas, embora não ofereça muitos recursos. Na era pré-internet, era comum que os pais deixassem o Paint aberto para uma criança desenhar, enquanto estavam ocupados. Muitas pessoas usam o programa até mesmo para cortar imagens e capturas de tela do computador.

A "morte" do Paint já estava prevista, depois que a Microsoft lançou a atualização do Windows 10 para criadores de conteúdo, em abril. Nessa versão, a empresa introduziu uma versão repaginada do software, chamada Paint 3D, que possui ferramentas para edição de imagens em 3D. Com isso, a versão original do sistema ficou em segundo plano.

Além do Paint, outros programas serão descontinuados em breve, entre eles o Outlook Express, o aplicativo Reader e o Reading List. Contudo, ao contrário dos outros dois softwares, o Paint não desaparecerá na próxima versão do Windows, que será lançada nos próximos meses. Ainda não há uma data para o fim do produto.