Já foi o tempo em que as festas infantis eram basicamente a celebração do primeiro aniversário, normalmente organizado pelos pais, com a ajuda de alguns amigos e parentes. Hoje, esse evento familiar conquistou um mercado que vem numa crescente, regado a diversas iguarias apropriadas às exigências da infância, normalmente moldadas no formato de algum personagem preferido da criança, que é também tema da festa.

Outra curiosidade, é que nos dias atuais não são só os aniversários. Atualmente se comemoram os mesversários, chás de fraldas, batizados e chás de revelação, com direito a efeitos especiais. E para isso são movimentadas pequenas fortunas.

Nesse universo, a justificativa é quase sempre a mesma: desejo de celebrar e guardar registros fotográficos e cinegráficos de uma das fases mais importantes dos filhos: a infância.

A fonoaudióloga Adriana Ferraz, mãe de dois meninos, disse que percorreu uma verdadeira linha do tempo desde que foi mãe pela primeira vez. “Tenho dois meninos, o José, 10 anos e o João, 7 anos. Os primeiros aniversários foram por minha iniciativa e foram festas mais elaboradas e caras. Como eu ainda não me sentia segura contratava buffets. Mas com o tempo isso foi mudando e hoje as festas são produzidas por mim, com a ajuda deles, do meu esposo e de algumas amigas deles. O tema normalmente é escolhido por eles”, relatou Adriana.

A servidora pública Thelma Maranhão disse que também faz questão de comemorar. São dois filhos, Isadora, de 14 anos e Felipe, de 9 anos. Comemoro desde o mesversários de seis meses até os aniversários. Comemorei e comemoro tudo o que eles têm direito”, disse Thelma.

Ela explicou que a medida que os filhos vão crescendo eles tomam a frente das festas, o que fica mais simples e mais barato. Eles escolhem ir para o cinema, para a pizzaria. Antes eu ficava até seis meses planejando, hoje está tudo mais simples.