Quem for viajar no Carnaval seja para aproveitar a folia ou descansar deve tomar alguns cuidados para evitar os acidentes de consumo, que ocorrem quando há falha ou defeito em algum produto ou quando ele não atende ao nível de segurança desejado. As dicas são da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM).

A orientação para quem for se hospedar em um hotel, pousada ou mesmo uma casa alugada é evitar ligar muitos aparelhos na mesma tomada, mesmo com adaptadores e benjamins, principalmente na ausência do padrão brasileiro de plugues e tomadas. Esse cuidado evita risco de choques elétricos, curto-circuitos e até incêndios. As crianças devem ficar longe de fogões e deve-se tomar cuidado com panelas para evitar queimaduras.  O cuidado se estende ainda com o tombamento de móveis e eletrodomésticos, é bom verifique se estão fixos na parede ou no chão pois correm o risco de tombar, como estantes e cômodas. observe se a TV está sobre um móvel robusto e estável, adequado para suportar seu tamanho. As TVs de tela plana devem ser afixadas diretamente na parede, em um painel ou móvel, conforme instruções do fabricante para garantir que elas estejam presas de forma segura.

O órgão recomenda ainda, que o consumidor relate o acidente de consumo ao Inmetro, pelo meio digital do Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac): http://www.inmetro.gov.br/sinmac. O Sistema funciona como um banco de dados, fornecendo relatórios e estatísticas registrados no país, com filtros por produto, classe de produto e estado, bem como estatísticas que permitem estimar os impactos destes eventos no sistema de saúde, com o tratamento de vítimas, e na produtividade do País, com o afastamento de consumidores que se acidentam em seus postos de trabalho.

Sinmac não é um sistema para tratamento de reclamações, mas um sistema criado para armazenar informações sobre acidentes provocados por produtos e serviços, gerar estatísticas e promover a adoção de medidas corretivas a partir delas. Ou seja, o consumidor pode procurar as autoridades competentes e os órgãos de defesa do consumidor, para buscar a defesa de seus direitos.

O que é um acidente de consumo?

Um acidente de consumo ocorre quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso. Entretanto, outros tipos de acidentes são passíveis de serem registrados no Sinmac por qualquer consumidor. Dentre eles: acidentes de consumo, que ocorrem quando um produto ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Ou seja, um acidente de consumo ocorre quando há uma falha/defeito do produto, ou quando ele não atende ao nível de segurança que dele se espera.