Programação variada e expectativa de fortalecimento do setor produtivo é o que a 50ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara) promete de hoje até o dia 17 deste mês. Além da programação cultural, com shows e apresentações de rodeios, a feira oferece ao público possibilidade de acesso a novas tecnologias, por meio de cursos, seminários e palestras voltadas para o homem do campo.

A partir de amanhã, até o dia 15, o evento conta com a 13ª Semana Tecnológica, apresentada no estande do Sebrae. As atividades são realizadas em parceria entre o Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Sebrae e Universidade Federal do Tocantins (UFT) e tem o objetivo de oferecer conhecimento tecnológico para os profissionais do agronegócio através de palestras, oficinas e atividades práticas.

Para hoje, às 8 horas será aberta a Fazendinha Cheiro de Roça, espaço que reproduz o cenário de uma fazenda de verdade. Neste espaço é possível conhecer animais em miniatura, como minicabras, minibois, bezerrinhos e pôneis. Segundo a organização do evento, a Fazendinha é projetada para atender o público escolar e famílias. A visitação é orientada e os visitantes podem interagir com os animais e conhecerem sobre o dia-a-dia da vida rural. A Fazendinha fica aberta durante todo o período da Expoara.

Ainda hoje, às 19 horas deve ser conhecida a Garota Expoara 2018 e há um show com artistas regionais. Essas apresentações acontecerão no palco-show.

Embora as atividades iniciem hoje, a abertura oficial está prevista para sábado. Neste dia acontecerá o 19º leilão integração do nelore e a chegada da XII Tropeada Nossa Senhora Aparecida, além do show com o músico sertanejo, Leonardo.

A estimativa de público pela organização da Expoara é de 120 mil pessoas no período. Já o volume de negócios aguardado é de cerca de R$ 70 milhões. Também tem a previsão de uma noite arrecadar alimentos não perecíveis para filantropia.