Estão suspensos pelo prazo de 30 dias todos os eventos pecuários do Tocantins, inclusive os já cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec). A medida adotada pela Agência leva em consideração a Portaria nº 67/2020, que passa a vigorar a partir desta terça-feira, 17. 

A providência da Adapec ainda segue orientação do Decreto 6.064, de 12 de março de 2020, do Comitê de Crise para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Vírus Covid-19. O anúncio do adiamento da Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2020) já havia ocorrido nesta segunda-feira, 16, no Palácio Araguaia durante uma reunião do Comitê de Crise. 

A Agrotins aconteceria de 5 a 9 de maio e deverá ser realizada no segundo semestre, entretanto, ainda não há uma data definida. O assunto foi discutido após o secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, manifestar preocupação com os reflexos na economia tocantinense e ao pontuar que outras feiras agrotecnológicas no País já foram adiadas em virtude dos riscos do coronavírus.

Outra Feira que teve sua data adiada é a Feira Agrotecnológica da Região Sudeste (Agrosudeste) que estava agendada para os dias 1º e 4 de abril. Conforme o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), a medida também é de prevenção para resguardar a saúde pública do vírus do novo coronavírus.

Com a nova medida, a nova data fica prevista para 3 a 6 de junho, com a mesma programação. A decisão está em consonância com as medidas já adotadas pelo Governo do Estado no que diz respeito a estratégias e providências para soluções eficazes inerentes à pandemia anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas medidas fazem parte do protocolo de adesão ao Comitê de Crise.