As empresas de comunicação e marketing empresarial estão entre os setores que mais demandam o mercado de brindes, definindo estratégias de como, quando e porque enviar um mimo ao cliente. A especialista em comunicação organizacional Rita Coelho explica que nos atendimentos às empresas a quem ela presta serviço, sempre orienta que antes da decisão de enviar um brinde que fique claro qual o objetivo pretendido. “Procuro observar a melhor data, qual o retorno que aquela ação vai trazer, qual o público que a gente precisa atingir”, explica.

Ela diz que quando sua própria empresa fez um ano, ela quis agradecer pessoas próximas e que contribuíram para que o negócio se firmasse. “Então entrei nas redes sociais das pessoas a quem iria fazer este agradecimento, peguei fotos de momentos especiais para elas e mandei confeccionar imãs de geladeiras”, conta ela acrescentando que esta estratégia simples, mexeu com as emoções das pessoas que foram presenteadas e que a repercussão superou as expectativas. “Algumas pessoas divulgaram em suas redes sociais, postaram nos stories e foi muito gratificante”, conclui.

No entanto, Rita diz que essa mesma estratégia não deve ser adotada aleatoriamente e explica que é sempre importante ter um briefing. “Por exemplo, sei pela experiência que nem todo brinde rende uma pauta, mas reforça parcerias. Um ou outro veículo vai falar sobre o produto que você recebeu, outros despertam para um a pauta, abrem um espaço. Mas a ideia do brinde é fazer que aquele mimo faça a marca estar presente no ano seguinte do cliente”, avalia.

Para a especialista, é importante observar a data da entrega, a pessoa que vai receber, o interesse do setor. Não são todas as datas que uma empresa deve brindar seus clientes, tem que ter a ver com o negócio”, ensina Rita Coelho. Para ela, é importante além de saber a eficiência da comunicação, observar o custo benefício. “Sempre procuro estimar meu custo e o custo para o cliente antes de investir”, finaliza.