Entidades ligadas ao setor econômico como a Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) comentaram os dados da pesquisa que apontou queda no número de empregos do setor da indústria.

Em entrevista ao Jornal do Tocantins, o presidente da Fieto, Roberto Pires, explica que: “O industrial do Tocantins, a exemplo do que mostrou a pesquisa do IBGE, também esteve cauteloso em relação a investimentos até o ano passado, o que é uma reação previsível diante da crise econômica e política do país”, afirma o presidente da Fieto.

Pires também comentou a queda nos investimentos no setor industrial do Estado. De acordo com ele, “a sondagem sobre investimento da Fieto e Confederação Nacional da Indústria (CNI) alcançou o menor nível observado desde 2014 mostrando que apenas 43% das empresas investiram em 2017”, pontua o presidente.

Otimista quanto ao futuro da indústria no Estado, Pires ressalta que: “No ano de 2018 a mesma pesquisa mostra que 63% dos empresários pretendem fazer investimentos, o que vai ao encontro de nossa perspectiva otimista de crescimento para o setor industrial e para a economia de nosso estado”, avalia CDL Comenta

O presidente da CDL, Silvan Portilho, também avaliou que mesmo com a queda na geração de emprego no setor da indústria, “em Palmas, o comércio teve um aquecimento de mais de 3%, foram criados alguns empregos, principalmente aqui em Palmas, mas ainda existe um número muito grande de desempregados”, afirma.

Na avaliação de Silvan Portilho, “é necessário que o governo crie mecanismos para fomentar o setor econômico, pois com isso, haverá também uma redução na taxa de desemprego e o País vai voltar a crescer”, avalia o presidente. )