Pesquisar, tanto em lojas físicas, quanto em virtuais e guardar anúncios de promoções anteriores a Black Friday pode ser uma das formas dos consumidores se resguardarem de possíveis falsas promoções nesse período.

E para auxiliar na tarefa de auto proteção, a entidade paulista Precifica - que atua na área de precificação dinâmica do comércio online - criou um sistema para que os compradores possam acompanhar, em tempo real, os valores dos produtos e, assim, saberem o melhor momento para comprá-lo.

A plataforma funciona com um monitoramento retroativo, no qual é possível verificar a curva de oscilação de preços. “Nosso objetivo é munir o consumidor de informações, dando acesso aos valores médios, além do percentual de queda ou alta nos últimos 30 dias”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica. O site é o precifica.com.br/black-friday-ao-vivo/.

Além desta plataforma como ferramenta, o consumidor que se sentir lesado pode denunciar diretamente ao Procon. Além de preços remarcados para mais, os clientes podem denunciar ofertas anunciadas e não disponibilizadas, descumprimento de prazos, dentre outros. Nas compras on line devem ser guardados recibos, protocolos e fazer prints do processo desde o início até a finalização do pedido.