Duas pesquisas sobre o empresariado e o consumidor tocantinense mostram índices negativos nos últimos meses e para o esperado para os próximos. A pesquisa do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) continua baixa no mês de maio em todo o Tocantins e com relação à Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), com o foco na Capital, mostra um aumento nesse valor também para maio. 

Empresário

Conforme a ICEI, o empresário da indústria registrou 41,4 pontos, sendo que o valor é bem próximo ao apresentado no mês de abril (41,3), quando a pandemia da Covid-19 já impactava a confiança pesquisada pelo indicador teve queda de mais de 20 pontos em relação a janeiro. 

Conforme os indicadores compõem o ICEI, o de Condições Atuais que registrou 29,5 pontos e o de Expectativas com 47,3 pontos em maio. As Condições Atuais teve queda de quase 10 pontos em relação a abril, e mesmo com o crescimento de quatro pontos na Expectativa, não houve compensação.

Além disso, em abril, a queda do indicador de Expectativa chegou a 24 pontos em relação ao mês de janeiro. Para o presidente da FIETO, Roberto Pires, os números mostram o cenário de incertezas devido à pandemia “O As indústrias já estão sofrendo com os impactos negativos da doença, o que reduz a confiança do empresário no futuro”, acrescenta. 

Consumidor

Já a PEIC aponta um leve crescimento em seu índice de endividamento chegando a 70,1% dos palmenses. O número representa um 0,3% a mais em maio que no mês anterior. Entre os endividados, houve um aumento também de 0,8% dos inadimplentes. Entretanto, apenas 0,1% dos entrevistados disseram que não terão condições de quitar suas dívidas.

“Estamos em uma realidade diferente. Com a pandemia, muitas pessoas estão usando o cartão de crédito para efetuar compras e até mesmo pagar contas de água ou energia, porém é preciso cautela e conhecer as taxas de juros aplicadas, que são altíssimas. O cartão de crédito deve ser usado com muita responsabilidade”, explica o presidente da presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.