Em coletiva na manhã desta segunda-feira, 11, o Sebrae Tocantins explicou sobre processo de modernização da Instituição e apresentou o projeto arquitetônico da nova sede do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), em Palmas. Na ocasião, o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, abordou os principais desafios que que a Instituição vem enfrentando em todo o País.

O diretor participou da reunião extraordinária do CDE para alinhar ações a nível de Estado e levar as pautas locais para o Sebrae Nacional. "Queremos entregar o Sebrae que o Brasil precisa e essa atuação na ponta, onde tudo efetivamente acontece. Por isso estamos passando por todos os estados, o Tocantins é o oitavo, para alinhar as deliberações", afirmou Eduardo Diogo.

Dentre as 22 deliberações que estão no Plano Plurianual do Sebrae, Diogo frisou a criação de uma Central de Serviços Compartilhados para aproveitar melhor a escala dos 37 mil profissionais que atendem a Instituição direta ou indiretamente, além de um grande Instituto de Pesquisa que terá o intuito de gerar economia para o Sistema.

O diretor-superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Pinto Gomes, lembrou que o repasse de recursos do Sebrae Nacional para as unidades estaduais acima do obrigatório por lei tem beneficiado muito o Tocantins. "Com esse mecanismo de repasse nivelado, nós recebemos 1,5% do recurso nacional e isso ajuda muito para desenvolver um trabalho mais efetivo", explicou.

Nesse ano o orçamento foi de R$ 63 milhões, o que aumentará em mais de 10% em 2020, chegando a R$ 71 milhões. "Voltaremos mais para área de políticas públicas para empresários menores que não tem acesso. Sairemos um pouco do rol dos grandes municípios para atender mais efetivamente os menores. A aprovação dessa verba dará uma alavancada sobretudo nos municípios mais afastados. É o nosso grande desafio", frisou Gomes.

Nova sede

O presidente do CDE, Rogério Ramos, anunciou na coletiva o início da construção da nova sede do Conselho, em Palmas. "Teremos um espaço mais ampliado para atendimento e totalmente sustentável, com energia fotovoltaica, com aproveitamento da água da chuva", destacou o presidente.

A nova sede será na região Sul de Palmas é o projeto prevê uma arquitetura bioclimática, com bastante uso da luz natural, com espaço para o Conselho, atendimento e serviços do Sebrae, além da "Praça do Empreendedor".