Com aumento da tensão em torno da pandemia de Covid-19, o dólar voltou a subir ante o real, que teve o pior desempenho dentre pares emergentes no primeiro pregão de 2021.A moeda americana fechou nesta segunda-feira (4) em alta de 1,56%, a R$ 5,2700, maior valor desde 30 de novembro. O dólar turismo está a R$ 5,4430.A valorização percentual desta segunda foi a maior desde 14 de dezembro passado, quando a divisa saltou 1,57%.O comentário nas mesas de operações é que um grande banco estrangeiro dominou os negócios nesta sessão e puxou as compras de dólares. Pelo cronograma de vencimentos de títulos do Tesouro, pouco mais de R$ 104 bilhões de NTN-Fs (títulos do tesouro prefixados) venceram no começo do mês --a NTN-F é um papel com tradicional demanda de investidores internacionais.A virada do dólar ocorreu em sintonia com o fortalecimento da moeda no exterior, ao mesmo tempo em que as Bolsas de Valores abandonaram as pontuações recordes alcançadas mais cedo e passaram a cair.O Morgan Stanley alertou, em relatório, que a relação risco/retorno de comprar ações americanas se deteriorou e que o mercado está pronto para uma correção de baixa.Além disso, o salto em casos de Covid-19 também desperta preocupações, pois pode impactar a recuperação econômica. Nesta segunda, a Inglaterra decretou confinamento, incluindo o fechamento das escolas, após recorde no número de novos casos de coronavírus no Reino Unido.Outro ponto de tensão é o resultado do segundo turno das eleições no estado americano da Geórgia, que pode definir a maioria no Senado do país, hoje na mão de republicanos."A agenda do presidente eleito Biden, incluindo estímulos e gastos com infraestrutura depende das disputas por duas cadeiras no Senado na Georgia", diz Julia Aquino, analista da Rico Investimentos.Segundo ela, a divulgação de áudios do presidente Donald Trump pressionando oficiais por recontagem na Georgia, gerou repercussão negativa em momento decisivo para o segundo turno da eleição no estado, que ocorre na terça (5).A conjuntura de fatores negativos levou a uma relaização de lucros no pregão. O Ibovespa, principal índice acionário doBrasil, chegou a uma nova máxima pela manhã, a 120.353,81 pontos, mas acabou perdendo força com o viés negativo em Wall Street.O índice fechou em leve queda de 0,14%, a 118.854 pontos. A desvalorização foi contida por papéis ligados a matérias-primas, que tiveram forte alta na sessão.As ações preferenciais (mais negociadas) da Petrobras subiram 2%, e as da PetroRio, 6,57%.Vale saltou 4,6%, com o setor de mineração e siderurgia em alta desde 2020. CSN, a ação do Ibovespa que mais subiu no último ano, avançou 7,28%na sessão. Gerdau fechou com elevação de 6,50%, e Usiminas, de 2,26%."Como as Bolsas caminham nas suas máximas históricas, o mercado tenta se apegar em qualquer notícia para fazer um movimento de correção depois das fortes altas de dezembro", diz Leonardo Peggau, superintendente de renda variável na BlueTrade.Além da pandemia e das eleições americanas, Peggau também cita a tensão no Golfo entre EUA e Irã, que tomou um petroleiro sul-coreano nesta segunda e anunciou a retomada do aumento de enriquecimento de seu urânio, violando o acordo nuclear de 2015.Em Nova York, o índice S&P 500 recuou 1,48%, e Dow Jones, 1,25%. Nasdaq teve queda de 1,47%.As ações da Boeing tiveram forte queda de 5,3% depois que a Bernstein cortou a recomendação para a empresa, dizendo que questões com o MAX 787 podem prejudicar de forma significativa o fluxo de dinheiro da fabricante americana de aviões.No Brasil, Embraer cedeu 5,42%. Gol e Azul tiveram quedas de 3,9% e 4%, respectivamente."O avanço da pandemia e restrições mais rígidas diminuíram o entusiasmo com as vacinas e estímulos para recuperar as economias e as empresas ligadas ao setor aéreo, diretamente ou indiretamente, sofrem bastante neste contexto", afirma Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos.No setor de shoppings, Iguatemi perdeu 4,55%, Multiplan caiu 4,16% e BRMalls recuou 3,74% após dados fracos de vendas do setor no Natal e medidas restritivas em São Paulo.A Via Varejo, por sua vez, divulgou nesta segunda que teve uma alta de 20,2% nas vendas no período de 19 a 25 de dezembro frente ao mesmo período do ano anterior.A métrica utilizada para o cálculo de crescimento foi a de GMV (sigla em inglês para Volume Bruto de Mercadorias). O objetivo dessa métrica é mapear o desempenho do ecommerce em um determinado período.Os dados informados pela companhia são preliminares, não auditados e estão sujeitos a ajustes relacionados à receita de crediário, frete, montagem e outros serviços.As ações da Via Varejo encerraram praticamente estáveis no pregão desta segunda-feira, com alta de 0,06%.