Possibilidade de pagar mais barato pelo crédito rotativo do cartão e sobre o cheque especial e ainda estabelecer uma relação mais racional, dentro da perspectiva financeira estão entre os benefícios elencados pelo economista Higor Franco, ao analisar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou possível prática de cobrança abusiva de juros por parte das operadoras dos Cartões de Crédito no País. De acordo com o especialista, se as propostas da CPI forem efetivadas o cidadão tem a oportunidade de investir em educação financeira.
“Essa CPI pode aprimorar a política de concessão de crédito e beneficiar quem usa esse instrumento financeiro para alavancar algum tipo de atividade, seja ela econômica ou social. A gente precisa investir em reeducação financeira e social da população”, explicou.
Nesta perspectiva, o economista também avaliou recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgado pelo Instituto Fecomércio do Tocantins que aponta queda de 5,6% no consumo dos palmenses em julho, quando comparado ao mês anterior. Na leitura do especialista, a população tocantinense vive um momento de instabilidade política e econômica, que influencia este recuo. “É natural que o consumo esteja retraído, o período de férias também influencia, mas esse não é o fator principal, essa queda se deve principalmente a consciência das pessoas em evitar consumir produtos que não são considerados como de primeira necessidade. De certa forma, essa redução é positiva para a economia”, pontuou. 
De acordo com ele, dois itens, entre os sete analisados, apresentaram variações positivas. “Um destes itens aponta a satisfação do consumidor com o crescimento de 1,2% na oferta de empregos. O outro diz que o momento é favorável para aquisição de bens duráveis, com aumento de 0,2”, interpreta Franco, acrescentando que essas pesquisas são importantes para ajudar o cidadão a decidir-se por consumo consciente.

CPI
A CPI do cartão de crédito, concluída na primeira quinzena deste mês no Senado Federal, trouxe diversas recomendações no relatório final, todas visando a redução dos juros.
A CPI foi presidida pelo senador tocantinense, Ataídes Oliveira (PSDB) e teve como relator o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Entre as medidas apontadas pela Comissão, e que tem o objetivo de resolver o impasse entre o governo federal e instituições financeiras apresentadas ao Banco Central está a modificação na forma de cobrança e do crédito rotativo do cartão.
A CPI traz ainda entre as propostas a alteração na forma de cobrança do cheque especial, que passaria da tarifação de um percentual sobre o saldo negativo para uma combinação de tarifa fixa com juros mais baixos proporcionais ao valor do empréstimo e mudanças na cobrança de juros no crédito rotativo, que também passaria a operar com tarifa fixa.
Outra proposta do relatório foi a redução do prazo para os lojistas receberem as venda feitas no cartão de crédito. O prazo passaria dos atuais 30 dias para 15 dias. O Banco Central tem 180 dias para estudar a possibilidade do prazo cair para apenas dois dias, segundo o relatório.