Desconfiança é a palavra que define o sentimento da maioria dos consumidores com a Black Friday, por conta do histórico de alta nos preços próximo à data para que os descontos sejam concedidos.

A administradora Sirley Silva diz que não pretende comprar nada. “Os preços na grande maioria são enganação. Antes da Black eles aumentam pra dar a falsa impressão de desconto”, avaliou. Opinião compartilhada por Samara Martins, jornalista, que disse não pretender fazer compras nessa promoção. “Provavelmente não comprarei nada, “A Black Friday está mais para Black Fraude, pouca coisa fica mais barato”, disse. Já as amigas Tays Martins, comerciária e Sarah Modesto, biomédica, dizem que estão se preparando para a data, mas vão fazer apenas pequenas compras.

Juliana Matias, bióloga, disse que evita esta data, por não ter confiança na veracidade das promoções. Para evitar arrependimentos, o Procon do Tocantins faz uma série de alertas sobre como se planejar e evitar cair no conto das promoções na Black Friday. O órgão também realiza um acompanhamento desta semana de promoções, com vista a coibir abusos contra o direito do consumidor. O gerente de Educação para o Consumo do órgão, José Santa Júnior, diz que pesquisar e registrar preços é fundamental para o caso de problemas futuros. De acordo com ele, a adesão à Black Friday no Estado ainda é baixa. “O movimento desta data é mais expressivo no e-commerce. E é principalmente nesta modalidade que o consumidor deve ter atenção”, diz o representante do Procon.