Diversos órgãos públicos, empresas e outros segmentos estão suspendendo atendimentos presenciais para evitar a possível contaminação pelo novo coronavírus, causador da pandemia mundial. Mas a maioria dos atendimentos podem ser feitos pela internet, o que não isenta a possibilidade de ocorrer problemas entre consumidores e empresas. Dessa forma, nesse período em que ficar na rua não é aconselhável, o Procon Tocantins orienta que questionamentos sejam feitos através da internet.O site www.consumidor.gov.br é um dos meios na internet para formalizar uma reclamação. De acordo com o Procon, o site possui cadastro de todas as companhias aéreas, empresas de telefonia, instituições financeiras, concessionárias de energia, entre outras.Como reclamarPara formalizar a reclamação, o consumidor deve primeiro conferir se a empresa em questão está cadastrada no site. Para saber, clique em “EmpresasParticipantes”. Após isso, faça um cadastro no site e de depois basta acessar "Minha área" e clicar no botão "Nova reclamação". Em seguida o consumidor deve informar o nome da empresa que quer reclamar e preencher as demais informações solicitadas.A empresa tem até dez dias para analisar e responder. O consumidor tem até 20 dias para comentar e classificar a resposta da empresa, informando se sua reclamação foi resolvida ou não resolvida.ProconCaso a empresa motivo de reclamação não esteja cadastrada no www.consumidor.gov.br, ainda há outra saída. Os 11 núcleos do Procon Tocantins vão receber temporariamente as reclamações por meio de e-mails e tirar dúvidas, assim como passar informações por telefone.Será preciso enviar os documentos pessoais (RG e CPF) escaneados, comprovantes de endereço, nota ou cupom fiscal. Assim como demais documentos que comprovem a denúncia. Também podem ser enviadas imagens dos mesmos. O reclamante ainda terá que elaborar um texto relatando com detalhes o problema.Todos os atendimentos por meio de e-mail ou telefone serão cadastrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).E-mails e telefones para atendimento:Núcleo Regional de Atendimento de AraguaínaE-mail: araguaina@procon.to.gov.br,Telefones: (63) 3414-8333/3421-1027 e 4048Núcleo Regional de Atendimento de AraguatinsE-mail: araguatins@procon.to.gov.brTelefones: (63) 3474-2600 e 2258Núcleo Regional de Atendimento Colinas do TocantinsE-mail: colinas@procon.to.gov.brTelefone: (63)3476-5150Núcleo Regional de Atendimento de DianópolisE-mail: dianopolis@procon.to.gov.brTelefones:(63)3692-1745/1780 e 1789Núcleo Regional de Atendimento de GuaraíE-mail: guarai@procon.to.gov.brTelefones: (63)3463-4577 e 1811Núcleo Regional de Atendimento de GurupiE-mail: gurupi@procon.to.gov.brTelefone: (63)3312-2600 e 9180Núcleo Regional de Atendimento de Palmas - CentroE-mail: atendimento@procon.to.gov.brTelefone: (63)3218-6966Núcleo Regional de Atendimento de Palmas – Taquaralto E-mail: taquaralto@procon.to.gov.brTelefones:(63) 3218-6980 e 6979Núcleo Regional de Atendimento de Paraíso do TocantinsE-mail: paraiso@procon.to.gov.brTelefones: (63) 3361-7604Núcleo Regional de Atendimento de Porto NacionalE-mail: portonacional@procon.to.gov.brTelefones: (63)3363-5918 e 5934Núcleo Regional de Atendimento de TocantinópolisE-mail: tocantinopolis@procon.to.gov.brTelefones: (63) 3471-3434/3435