As festas de fim de ano se aproximam e com elas, os balanços de promessas feitas, renovação de compromissos que não foram cumpridos e expectativas de um novo ano ainda melhor. E, entre as boas novas, muita gente espera uma colocação no mercado de trabalho.

A porta de entrada para este mercado pode ser um emprego temporário, cuja estimativa do Sistema Nacional de Emprego (Sine) para o País neste final de 2017 é de 2,5 mil novas vagas.

No Tocantins, o órgão não tem uma estimativa, mas investe no corpo a corpo para incentivar a classe empresarial a abrir vagas temporárias, apostando no aquecimento da economia, impulsionado pelas vendas de Natal. Um trabalho neste sentido teve início na última segunda-feira, tanto em Palmas, quanto no interior do Estado.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas, Davi Gouveia, disse que na Capital as expectativas expressam mais cautela quanto a oferta de empregos temporários neste final de ano, em razão da crise econômica do País.

De acordo com ele, o habitual aumento na oferta de postos de trabalho deve ficar em torno de 2% este ano, em relação ao ano passado.

“A economia está se recuperando lentamente e muitos lojistas optaram por não demitir colaboradores, para evitar as contratações temporárias de fim de ano”, explicou Gouveia. Porém, ele disse que em relação às vendas, a expectativa é um pouco mais otimista. “O volume de vendas deve aumentar cerca de 5% em relação a 2016. Uma das bases para esta estimativa é a diminuição de pessoas que saíram das listas de restrição ao crédito”, explicou.

A assessora econômica da Fecomércio do Tocantins, Fabiane Capellesso, disse que a tendência é de aumento nas vagas de emprego neste fim de ano. “Nossa pesquisa de confiança do empresário do comércio - realizada mensalmente em Palmas - aponta em média o aumento na expectativa de contratação em torno de 2%”, disse ela.

Fabiane disse ainda que o setor que mais deverá gerar novas vagas será o do comércio varejista, em especial as lojas de vestuários e calçados. “Seguido pelos hiper e supermercados e por fim, lojas de artigos de uso pessoal e doméstico”, informou.

O sine Tocantins está investindo no corpo a corpo para incentivar a classe empresarial a abrir vagas temporárias neste fim de ano