Apesar de nacionalmente a expectativa de movimento ser abaixo da pré-pandemia para o Dia dos Namorados de 2021, em Palmas e Araguaína o comércio espera uma recuperação econômica e números melhores nas vendas da data do que o registrado em 2020. Na Capital, somente na primeira semana um aumento de 23,1% nas vendas do comércio já foi identificado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas). Já em Araguaína, houve um crescimento de 67,48% no número de procura por crédito, que indica uma maior procura aos comércios para presentear a pessoa amada, conforme a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). Melhora no cenário Para a data comemorada neste sábado, 12, a CDL Palmas identificou um aumento de 23,1% nas vendas do comércio em geral na Capital, já na primeira semana de julho, além da perspectiva é que aproximadamente 58% dos consumidores palmenses pretendam comprar presentes para os amados. Esses números indicam uma melhora no cenário que, no ano passado, não foi bom, já que neste período houve uma queda de 9,2% em Palmas. Apesar do momento ainda ser delicado, a maioria dos consumidores vai presentear, segundo os dados de uma base de dados do SPC Brasil operada pela CDL Palmas. “Estamos otimistas, confiando que será uma boa data para os lojistas. Estamos trabalhando para incentivar as compras no comércio local. Instruímos ainda o lojista a utilizar os canais digitais para atingir todos os públicos e reverter às compras que seriam feitas em outros sites”, disse o presidente da Câmara de Lojistas, Silvan Portilho. Esse levantamento ainda identificou que, em média, os consumidores pretendem gastar R$ 196 com a compra de presentes, com roupas representando 40% dos itens a serem adquiridos. Com o mesmo índice de 40% estão os perfumes, cosméticos e maquiagens. Logo depois fica os calçados com 20% e bombons e chocolates com 19%. Completa o ranking os acessórios com 17%, as joias/semijoias com 16% e as flores com 13%. Ainda na pesquisa da CDL Palmas, 35% dos consumidores pretendem comprar a maioria dos presentes na internet, 24% em shoppings centers e 10% em lojas de rua. Para as forma de pagamento, fica a frente a compra à vista, com 68%, sendo que 24% pretendem adquirir os presentes usando dinheiro e 19% cartão de débito. Outros 29% preferem pagar parcelado, com em média quatro prestações. Menos vendas Em Palmas, esse levantamento da CDL também verificou que entre as pessoas que não vão se apresentar por dificuldades financeiras, 56% citam haver influência da pandemia. Esse número regional contribuiu com o cenário nacional apresentado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que indica uma queda nas vendas comparando com anos não pandêmicos. O Dia dos Namorados deve movimentar R$ 1,8 bilhão nacionalmente, valor abaixo do observado antes da pandemia, segundo a CNC. Em 2019, a data movimentou R$ 1,87 bilhão, segundo a entidade. O carro-chefe das vendas na data é a categoria de vestuário, calçados e acessórios, que deve movimentar cerca de R$ 797 milhões neste ano, equivalente a 44% do total. Apesar da alta, as vendas no segmento devem ficar 12% abaixo em relação a 2019, quando movimentou R$ 904,9 milhões. No primeiro ano da pandemia, o ramo amargou perdas de 43% em relação ao ano anterior.Boa expectativa mesmo após lockdown Apesar da região Norte do Estado ter aderido a um lockdown no início de junho, com Araguaína ficando fechada por cinco dias, a expectativa para o Dia dos Namorados deste ano é melhor do que a do ano passado. Em comparação, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Aciara teve 10.450 consultas de crédito de 2 a 9 de junho deste ano, contra 10.919 nos mesmos dias do ano passado. “Constatamos que o número de consultas foi praticamente o mesmo, mas, precisamos considerar, que nesses dias desse ano tivemos um período de lockdown na cidade e na região, foram cinco dias parados. Levando em consideração esse fator, e realizando a divisão de consultas pela quantidade de dias úteis para o comércio, nós chegamos que o crescimento foi de 67,48%”, explicou o diretor da SPC da Aciara, Alberto Luna. Para Luna, esse percentual é um demonstrativo para uma maior procura de presentes para essa data. “A cidade terá um dia dos namorados com o comércio vendendo bem mais que no mesmo período do ano passado”, finaliza. Dicas para evitar prejuízosPara essa data, marcada pela troca de presentes entre os casais, o Procon Tocantins faz um alerta para os amantes pesquisarem preços e terem cuidado com propaganda enganosa e políticas de trocas. “Não há melhor caminho na hora de ir às compras a não ser pesquisar bem os valores em diferentes estabelecimentos. A pandemia da Covid-19 fez com que várias lojas em todo o país oferecessem outros meios de vendas, como por exemplo, redes sociais e sites, o que, nesse momento, ajuda o consumidor a pesquisar em mais estabelecimentos em um menor tempo e com a segurança de estar em casa”, destaca superintendente Procon do Tocantins, Walter Viana. No que se refere às compras pela internet, além dos cuidados com relação ao pagamento e prazos de entrega, o Procon pede cautela e desconfiança de ofertas muito vantajosas. “Nesse período, pode haver um excesso de gastos que, no futuro, podem acarretar em dívidas acima do orçamento. O ideal é que o consumidor se atente ao que ele pode comprar no momento, não agindo apenas por emoção”, orienta Viana. Outra opção de muitos casais são as viagens. O Procon Tocantins pede que na compra de pacotes de viagens o consumidor deve ler atentamente o contrato com a agência de viagem ou operadora e verifique serviços e passeios que estão inclusos, políticas de cancelamento e, acima de tudo, a documentação. Os mesmos cuidados para os namorados ou casados que escolherem passar a noite em motéis, devem consultar com antecedência o valor cobrado pelo período de permanência e se a suíte escolhida tem todos os itens que foram divulgados. Fique atento: Verifique as medidas de segurança de dados oferecidas pela loja virtual aos seus clientes; Exija sempre nota fiscal, pois ela é seu comprovante de compra; Desconfie de preços excessivamente baixos; Prazo de entrega muito longo pode significar que o vendedor não dispõe do produto a pronta-entrega; Pesquise sobre todas as características do produto antes de fechar a compra para evitar desentendimentos; Não permita que o site armazene seus dados para compras futuras; Faça print ou tire fotos das ofertas anunciadas; Preste atenção na política de troca de cada empresa.