Fazer da black friday uma data vantajosa para o comércio tem sido o objetivo das empresas de diversos ramos no Brasil e na Capital do Tocantins não é diferente. Pelas avenidas comerciais, shoppings e galerias da cidade o que se vê são anúncios de “black friday ou week”. O fato é que o comércio entrou na onda e oferece descontos, ainda que timidamente, para atrair o consumidor.Do outro lado do balcão, há quem se prepara com antecedência, pesquisa, compara e monitora preços para não cair na chamada “black fraude”. É o caso da funcionária pública Samara Martins que quer comprar alguns eletrodomésticos novos, adiantar os presentes de Natal e até planejar viagens futuras; de olho nos preços da black friday, mas os lojistas físicos ou virtuais só verão o dinheiro dela se realmente os preços valerem à pena. “Eu quero comprar um aspirador de pó, um liquidificador e uma fritadeira elétrica, a princípio esses três produtos estão na lista; e outras coisinhas que sempre aproveito para comprar, já adiantando os presentes de Natal. Mas eu sempre fico acompanhando os preços da black friday tanto no comércio físico quanto na internet, para eu ter uma noção se é promoção de verdade ou black fraude”, ressalta Samara que também está de olho nas promoções de passagens aéreas.Ela garante que nunca caiu em armadilhas de falsas promoções porque de fato monitora os preços bem antes. “Uma vez eu queria comprar um TV e fiquei acompanhando para ver se comprava na black friday, e vi que estava tudo metade do dobro. Só que nos últimos dois anos eu já percebi que como essa história de ‘black fraude’ já foi muito divulgada, os comerciantes estão tentando fazer a coisa mais séria, fazer descontos mais justos”, analisa.Outra consumidora que atrás de preço baixo, mas sem abrir mão da qualidade é a também funcionária pública, Ana Lúcia Parente. Ela está de olho em circulador de ar para colocar na sala de casa, já pesquisou sobre qual a marca melhor e agora está esperando o produto entrar na promoção da black friday. “Tem uma marca específica que estou de olho e já tenho informação de que ela é melhor. Mas ainda assim vou pesquisar e comprar mesmo só no dia, porque estamos atrás de um preço menor. Então se no dia eu posso comprar mais em conta é melhor esperar”, afirma.Descontos antecipadosAproveitando a onda da black friday - que neste ano será na sexta, 29, - alguns segmentos anteciparam os descontos de seus produtos para garantir um mês bom de vendas. Damião Monteiro é subgerente numa loja de móveis e eletrodomésticos que aposta no aumento das vendas dos produtos das linhas branca (fogão, geladeira, freezer e máquina de lavar) e marrom (equipamentos de audiovisual). “Ano passado superamos as nossas expectativas e acreditamos que este ano não será diferente. Antecipamos os descontos com a semana pré-black e estamos preparando uma grande surpresa, vamos fazer promoções arrasadoras e temos certeza que os clientes vão gostar. Estamos com um faturamento satisfatório, sacrificando a margem para ter um fluxo maior de clientes dentro da loja”, afirma.Num shopping da cidade, a black friday será estendida até domingo com descontos de até 70%. A empresária Stefanny Couto, sócia de duas franquias, - uma de produtos de cama, mesa e banho e outra de malas, bolsas e acessórios -, aderiu a campanha e acredita que o final de semana será bom de vendas. “A loja iniciou as ofertas já há alguns dias (com descontos de 30% a 40%) e na sexta, sábado e domingo, a gente já está preparando produtos com 50%, 60% a 70%. Para atender o público mesmo, ter um giro de produtos, porque a black é até bom para quando você tem um produto que às vezes as pessoas não estão valorizando, mas é um produto de qualidade, para estar tendo aquele giro e conquistar mais clientes”, aposta.Stefanny tem percebido um consumidor mais atento por isso garante que os preços vão baixar mais no final de semana. “Hoje os clientes estão espertos, eles estão passando, pesquisando, e no dia, eles vão comparar. Então não adianta a gente manter aquele valor, porque eles vão falar ‘já estava esse preço e aí cadê a promoção?’. Nós estamos tendo muita atenção quanto a isso e respeito ao consumidor”, afirma.Na perfumaria em que Rosyelle Pessoa é gerente, a expectativa de vendas também é boa. “A gente espera vender muito nessa black week, é uma semana de muita promoção, que abrange mais de 400 produtos na loja com descontos de 10% a 60%. Então tem produtos saindo menos que a metade do preço. O final de semana anterior foi ótimo e a expectativa maior é para esse final de semana, sexta, sábado e domingo, porque os clientes passam durante a semana olhando os preços e vem no dia para comprar”, pontua.Em outra avenida comercial da cidade, a empresária Grazielly de Oliveira aposta nos “clientes de promoção” e naqueles que adoram um lançamento para obter boas vendas, já que são pelo menos 15 dias de descontos, antes mesmo da black friday. “Devido a qualidade do produto, a gente tem uma procura muito boa para as promoções. Aí de um lado tem as promoções para as pessoas que buscam esses descontos, e do outro lado tem os lançamentos, coleção nova para quem quer opção do que está se usando aqui e fora do Brasil. Aí para as pessoas que já estão entrando nas datas festivas de amigo secreto, de confraternizações, nós temos as opções de dicas de presentes. Estamos com descontos de 30% a 50% em cima do valor da etiqueta e a movimentação está boa, estamos batendo meta”, ressalta a empresária.-Imagem (1.1940775)-Imagem (1.1940784)-Imagem (1.1940819)-Imagem (1.1940815)-Imagem (1.1940813)-Imagem (1.1940811)-Imagem (1.1940801)