Durante a Operação Black Friday, realizada pelo Procon Tocantins na última sexta-feira, 29, três estabelecimentos foram autuados por publicidade enganosa e um por ausência de preço. Consumidores denunciaram as situações, e as autuações ocorreram em Palmas, Gurupi, e Tocantinópolis.

De acordo com o Procon Tocantins, foram fiscalizados 119 estabelecimentos e e 1.123 produtos monitorados de diversos segmentos, desde veículos, eletrônicos, eletrodomésticos, celulares, móveis, perfumarias, Informática vestuários, calçados, artigos esportivos, brinquedos até alimentação. Emuma das denúncias, um consumidor denunciante fotografou o preço de uma fritadeira antes e no dia da Black Friday, em que o valor estava mais elevado, apesar das propagandas de descontos.

No último dia 11 de novembro, a equipe iniciou o monitoramento dos preços e a fiscalização no comércio para o período da Black Friday. O órgão ocorreram diligências realizadas nas últimas quinta e sexta-feira, 28 e 29 de novembro.

“O Procon reforçou as ações durante Operação Black Friday para evitar danos aos consumidores, como no caso de aumentar o valor do produto para oferecer um falso desconto”, explicou o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacando que as ações ocorreram em Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis, Guaraí, Colinas, Araguaína e Tocantinópolis.

Para os dias posteriores ao período considerado de grande movimento por causa dos descontos ofertados pelo comércio, o gerente de fiscalização do Procon, Magno Silva, informa que o órgão continuará recebendo reclamações dos consumidores. “Agora é o momento que intensificamos nossas ações com aqueles consumidores que tiveram algum problema neste período de ofertas. Por isso orientamos a procurar o Procon e denunciar ou formalizar a reclamação”, ressaltou.

No caso de irregularidade nos preços e qualidade dos produtos, o consumidor deve fazer denúncia junto ao Procon  através do Disque Procon 151, ou pelo WhatsApp Denúncia no (63) 99216-6840.