A presidente Dilma Rousseff afirmou que em julho, em Fortaleza, os chefes de Estado do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul vão se reunir para "avaliar as conquistas dos Brics e planejar o futuro" dos países membros deste grupo de nações emergentes.

"O estabelecimento do banco de desenvolvimento do Brics permitirá ampliar as possibilidades de financiamento para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável, no bloco e fora dele" , destacou a presidente. "O arranjo do contingente de reservas, no valor inicial de US$ 100 bilhões, será uma linha adicional de proteção para as economias dos Brics, no que se refere a choques externos."

A presidente destacou que, no G-20, o Brasil defendeu a "cooperação estratégica" dos países membros para enfrentar a crise global iniciada em 2008. Dilma ressaltou que "enfatizamos medidas de estímulo ao crescimento" como alternativa a práticas antigas de ajustes econômicos, nos quais "a conta" era paga pelas populações, através de perdas de direitos trabalhistas e "desemprego endêmico."