Só na Capital do Tocantins, segundo pesquisa que mede o endividamento e a inadimplência dos consumidores de Palmas (Peic), realizada por uma parceria entre a Fecomércio Tocantins e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 50 mil pessoas estão endividadas. O ranking das dívidas mais comuns tem como primeiro lugar o cartão de crédito com 71,2% dos endividados. Seguido dos carnês, (29,7%) e do financiamento de carro (27,5%).

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas) informou também que, se comparado ao ano passado, a inadimplência na Capital aumentou 18%.

No Brasil, de acordo com SPC Brasil e CNDL, o Nordeste foi a região que liderou o crescimento do número de inadimplentes, na comparação com o mesmo mês do ano passado, com variação de 7,97%; seguido do Centro-Oeste (7,11%); Sul (6,72%) e Norte (5,97%).

Este indicador mostrou alta de 1,72% na região Norte, na passagem de setembro para outubro. A alta foi a maior desde abril de 2013, além de ser a segunda maior para o mês de toda a série, iniciada em 2010. Já a base de comparação anual do indicador nesta região apontou crescimento de 5,97% do número de devedores.