No período de 17 a 22 próximo, o capim dourado deve conquistar uma nova fatia do mercado internacional, saindo um pouco do contexto de artesanato para ser utilizado em produção em escala industrial. No entanto, a expectativa é que seja mantida a essência do regionalismo e identidade do Tocantins. Essa riqueza natural local, já exportada para outros estados e para o exterior, principalmente para a Europa, ganha agora o mercado moveleiro pelas mãos do arquiteto e designer Pedro Franco, que além de expor sua coleção, também é responsável pela mostra do Brasil no Salão de Milão. Franco explica que a coleção inspirada nas texturas do Tocantins, com ênfase no capim dourado, era para ter acontecido no evento de Milão do ano passado. Porém, o tema trabalhado terminou sendo o Cariri, que fez referência a Juazeiro do Norte, cidade do Sul do Ceará, cuja cultura e economia giram em torno da figura do Padre Cícero, ícone regional que inspira a arte popular local. “Produzi móveis inspirados na cidade e região, que pulsam cultura, desde as fitinhas de Padre Cícero até os cordéis, xilogravuras e as esculturas do Mestre Noza”, ressalta.O Tocantins, Pedro Franco conheceu por meio da empresária do setor moveleiro e estudante de arquitetura Gleisijane Almeida. “Fui convidado para proferir uma palestra em sua empresa, ocasião em que conheci pessoas que me apresentaram o Tocantins, sua cultura e possibilidades estéticas. Entre elas, o arquiteto Giovanni Assis, que me mostrou toda a riqueza da cultura tocantinense”, conta.O designer diz que foi seduzido pela diversidade do Estado e resolveu fazer um trabalho que representasse essa região ainda pouco conhecida do Brasil. “Me inspirei na cultura regional, principalmente o capim dourado, mas tentamos trabalhar em conjunto, mas sem interferir ou impor nossos conceitos”, diz.Pedro fala que desde que montou a grife moveleira Lot Of Brasil passou a visitar lojistas e teve a oportunidade de descobrir um Brasil até então ilustre desconhecido e passou a focar seu trabalho na apresentação das microrregiões. “Foi assim que fomos parar na capa do New York Times com a Cariri Collection”, comenta.A Tocantins Collection é composta por 34 peças, que incluem mesas, cadeiras, poltronas. “Procuramos construir móveis cujos preços sejam acessíveis. Não podemos comparar com o mercado puramente comercial, porque fazemos peças que têm também uma referência histórica. O Tocantins é um estado fabuloso, com uma cultura absurda. Cidades históricas, como Natividade, tudo é inspirador e é esta alma que tentei retratar nas peças da coleção”, descreve.