Entre as novidades do 8º Festival Gastronômico de Taquaruçu, está a capacitação oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Palmas e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aos 59 participantes do concurso. Foram oferecidas seis palestras e oficinas em quinze dias.

O analista técnico do Sebrae, Antônio Cursino, acompanhou todas as capacitações e se surpreendeu com o engajamento dos participantes. “Tivemos que dobrar o número de turmas disponibilizadas. Todos queriam participar e trazer mais gente que também estava envolvida no processo”, relata.

Entre os temas que chamaram mais a atenção dos participantes, Cursino destaca a gestão financeira. O analista acredita que o festival é o incentivo que falta para muitos comerciantes empreenderem e profissionalizar cada vez mais o negócio. “A profissionalização é um desejo deles, só faltava informação. Durante o curso, dois participantes formalizaram seus negócios.”

Informação que veio através de um curso gratuito sobre formalização de empreendimentos. “Isso é fundamental, porque com CNJP é possível comprar com desconto, vender para órgãos públicos e privados, conquistar alvará de funcionamento e ainda contribuir com a previdência”, conclui.