Trabalhadores rurais realizaram na manhã de hoje, uma caminhada da Praça do Galo, até a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Araguaína, Norte do Estado, onde estão acampados. Os assentados querem urgência na regularização fundiária, além de reivindicar também outras melhorias para as terras onde residem.

 

De acordo com o presidente do assentamento Brejão I, município de Araguaína, Eliezer Gomes Ferreira, todos querem a regularização das terras ocupadas por eles há 18 anos. “Nós vivemos da agricultura familiar, a terra é nossa. Queremos apenas que regularizem a documentação. Outro pedido é que a superintendência do Incra seja retirada, visto que tem cinco anos que estão à frente do órgão e não atende nossos pedidos”, disse.

 

Ainda de acordo com o camponês, cinco acordos já foram feitos entre Incra, Ministério Público Federal e Estadual, mas a decisão final da documentação não foi concluída. Estão acampados na sede do Incra camponeses de assentamentos dos municípios, Carmôlandia, Araguaína e Piraquê.