Começa nesta sexta-feira, 1º, o prazo para a Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa e no Tocantins, que há 23 anos está livre da doença, deve ser vacinados 8,5 milhões de bovídeos, bovinos e bubalinos, de todas as idades. A campanha, mesmo com a pandemia da Covid-19, foi mantida para este mês de maio, entretanto, a comprovação da vacinação está estendida por mais 90 dias, finalizando em 31 de agosto para evitar aglomerações de pessoas.

Conforme a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o produtor terá um total de 120 dias para declarar a vacinação e as lojas agropecuárias estão sendo notificadas quanto aos procedimentos da venda da vacina. Os escritórios da Adapec atenderam aos produtores por agendamento e funcionam das 8 às 14 horas.

Nessa etapa estarão envolvidos uma média de 56,4 mil produtores rurais e a recomendação da Agência é que, além da febre aftosa, os animais sejam vacinados contra raiva e brucelose. A multa para quem deixar de vacinar contra febre aftosa é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada, além de outras sanções.