A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia deu 48 horas para que o presidente do Banco Central preste informações sobre a criação da nota de R$ 200. O despacho da ministra é desta segunda-feira (24) e o andamento do processo pode ser acompanhado neste link. A abertura de prazo para manifestação é um procedimento de praxe.

A decisão de Cármen Lúcia atende, em parte, a um pedido dos partidos Podemos, Rede e PSB. As siglas e 10 organizações anticorrupção afirmam que a criação da nova cédula favorece atividades ilícitas, como corrupção, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, ocultação e evasão de divisas.

Segundo o grupo, o crime prefere as notas de maior valor. “[A nova cédula facilita] o armazenamento e o transporte de recursos obtidos ilegalmente e dificultando a rastreabilidade das respectivas transações”, argumentam as instituições.

A criação da nova cédula foi anunciada pelo Banco Central em 29 de julho com a estimativa de que estaria em circulação até o fim de agosto. Desde então, notas falsas já circularam no Rio de Janeiro. Além disso, internautas sugeriram outros animais para estampar a cédula em vez do escolhido, o lobo-guará.