Um acidente com a plataforma da Petrobrás P-70, recém finalizada em um estaleiro da China (COOEC), matou um brasileiro e feriu mais cinco tripulantes durante o trajeto da unidade para ser instalada no pré-sal da bacia de Santos, segundo fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast.Era a segunda vez no mundo que estava sendo utilizado o transporte pela modalidade dry tow reboque seco), segundo informou a Petrobrás em nota no início de dezembro, quando a P-70 saiu da China em direção ao Rio de Janeiro.O objetivo de utilizar esse tipo de transporte, segundo a estatal informou na época, é reduzir o tempo para a chegada da unidade ao local de instalação, no caso, uma economia de 40 dias.A Petrobrás informou há pouco que o acidente ocorrido na plataforma P-70 não vai afetar o cronograma de instalação da unidade. O transporte estava sendo feito pela holandesa Boskalis, que utilizava pela segunda vez no mundo o transporte do tipo dry tow (transporte seco). Antes, o sistema tinha sido utilizado para trazer a P-67 ao Brasil, informou a Petrobrás.Procurada, a Boskalis disse não ter informações imediatamente. Tanto o brasileiro morto quanto os feridos eram terceirizados da empresa.Pelo sistema dry tow, ao invés de ser conduzida por rebocadores oceânicos, a unidade é embarcada em um navio semissubmersível para transporte de carga pesada. Ao todo são 78 mil toneladas, o que corresponde ao peso de 220 Boeings 747, milimetricamente acomodadas na embarcação.