O presidente Jair Bolsonaro defendeu nessa terça-feira (25) o trabalho infantil. “Bons tempos, né? Onde o menor podia trabalhar”, disse ele em evento promovido pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em Brasília.

O trabalho infantil é proibido pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que vigora desde 1990. O trabalho no Brasil é permitido para adolescentes a partir dos 16 anos. O ECA ainda autoriza o trabalho a partir dos 14 anos na categoria de aprendiz. Bolsonaro é crítico da legislação.

Bolsonaro iniciou o assunto falando de sua experiência. “Meu 1º emprego –sem carteira assinada, obviamente, tinha 10 anos de idade– foi no bar do seu Ricardo em Sete Barras, Vale do Ribeira”, disse. Aplaudido, continuou o relato: “Eu estudava de manhã e à tarde, das 2 [horas] da tarde até as 6, 7 [horas] da noite… Tinha pouca gente no bar, a galera que gosta de uma birita chega um pouquinho mais tarde, e eu trabalhava ali com ele, meu pai me botou lá”.

Em seguida, disse: “Bons tempos, né? Onde o menor podia trabalhar. Hoje ele pode fazer tudo, menos trabalhar. [Pode] inclusive cheirar um paralelepípedo de crack, sem problema nenhum”.