Um levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Palmas, na base de dados do SPC Brasil, mostra que a Black Friday na Capital registrou aumento de 2% nas vendas em comparação com 2018. Em comparação com 2017, aumento foi de 16% nas compras no comércio palmense, número que é considerado o melhor dos últimos dois anos. A Black Friday, com descontos em vários produtos e setores do comércio, ocorreu na última sexta-feira, 29, mas também houveram lojas que fizeram a chamada “black week” com promoções durante toda a semana, tanto em lojas físicas quanto online.Para a CDL, os dados são um indicativo de que a data vem ganhando cada vez mais espaço, sendo positiva para alavancar o comércio mesmo em um cenário de lenta recuperação econômica. “As empresas realmente se utilizam de boas promoções para atrair a clientela. Ter uma data como a Black Friday no mês de novembro é de fato importante, pois aquece as vendas para o Natal, que é a melhor data para o varejo. Vale destacar ainda que é muito positivo ver o comércio de Palmas seguindo tendências de vendas e fazendo bom uso delas”, destacou o presidente da Câmara Silvan Portilho.Conforme uma pesquisa realizada pela EbitNielsen, em todo o País, a Black Friday registrou faturamento de R$ 3,2 bilhões em compras online. O montante representa alta de 23,6% em relação à edição de 2018, quando as vendas somaram R$ 2,6 bilhões. O gasto médio por consumidor, no entanto, caiu de R$ 608 para R$ 602, queda de 1,1%.Conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que monitorou 2 mil preços em nove categorias, o setor de games liderou o ranking com o maior desconto médio nos produtos (14%), seguido por smartphones e celulares, moda e acessórios (10% em ambas as categorias), além dos eletrodomésticos e eletroportáteis e informática, também em empate na terceira colocação com 9% de desconto. Ao destrinchar os números em subgrupos, os maiores descontos nominais foram para smartbands (relógio que monitora os sinais vitais do usuário), com redução de 26%; cafeteiras elétricas, 20%; e videogames, 17%.